Buscar
  • Eduarda Rodrigues

Gestão de dados: você utiliza na sua empresa?

Você já parou para pensar o quanto a gestão de dados tem a agregar aos resultados de sua empresa e de seus projetos?


Sem dúvidas, essa é uma área estratégica, que permite a negócios de diferentes portes e segmentos pautarem suas decisões em informações confiáveis. Embora seja um campo do conhecimento relativamente recente, não é novidade que empresas decidam o caminho ideal com base em dados.


A novidade nos últimos anos é o uso de ferramentas que qualificam todas as etapas do processo, da coleta de dados até a sua organização e transformação em informação útil.


Neste artigo, a T4IT fala um pouco mais sobre o que é gestão de dados, seus desafios, mas também sobre seus benefícios. Aproveite a leitura!


O que é gestão de dados?


Basicamente, a gestão de dados é uma área ligada à administração e uso de informações para a tomada de decisões nos negócios.


O termo embarca a utilização de equipes e ferramentas que favorecem os processos relacionados a dados importantes para um projeto como, por exemplo:


  • Identificação;

  • Coleta;

  • Armazenamento;

  • Acesso;

  • Organização;

  • Análise;

  • Uso;

  • Proteção.



Qual a diferença entre gestão de dados e gestão da informação?


Ao afirmar que uma empresa SaaS (software como serviço) conseguiu realizar doze vendas no mês de novembro, temos um dado que sozinho não diz muita coisa. Porém, se esse dado é contextualizado, comparando, por exemplo, com o mesmo período do ano anterior, perceberemos se os números de vendas caíram, aumentaram ou se mantiveram estáveis.


Dessa forma, existem dois tipos de gestão: a de dados brutos (aqueles sem tratamento) que isolados não dizem muita coisa, mas que ao serem tratados e contextualizados passam uma informação importante.


Sendo assim, a informação surge a partir da interpretação de um dado e sua gestão compreende a parte final do processo, quando os dados já foram analisados e passam a gerar orientação para a tomada de decisão, favorecendo assim a inteligência competitiva.



Por que fazer a gestão de dados na sua empresa?


Entre os motivos para fazer a gestão de dados na sua empresa, o principal é a necessidade de tomar decisões com base em elementos confiáveis.


Quando for preciso tomar uma decisão que afetará a performance da sua empresa não deixe os argumentos e estratégias serem baseadas em achismos e suposições. A referência principal deve ser pautada em informações estruturadas.



Como evitar problemas na gestão de dados


Existem vários desafios relacionados à gestão dos dados de uma empresa. Os principais são:


  • Dados incompletos,

  • Falta de uma visão única,

  • Ausência de confiança nos dados,

  • Falta de habilidades para manipular os dados e obter insights.


Uma pesquisa realizada pela Experian PLC mostrou que 89% das companhias analisadas têm dificuldades para gerenciar seus dados e 70% não os controla.


Esses números são preocupantes, visto que informações de má qualidade e de origem duvidosa podem atrapalhar desde processos internos até a interação com o consumidor, além de afetar também a eficiência das operações.


Por esse motivo, trazemos aqui algumas dicas para ajudar a sua empresa a gerir seus dados.


Priorize a qualidade e confiabilidade dos dados


Esses são atributos absolutamente necessários para realizar qualquer tipo de trabalho envolvendo dados, principalmente, nos processos que vão dar suporte à tomada de decisões que podem garantir o futuro da organização.


Informações erradas podem colocar em risco o futuro da sua empresa, por isso, é preciso olhar criticamente para as suas bases de dados, buscando garantir a qualidade e segurança dessas informações, para extrair delas os melhores insights.

Gerencie os seus dados de forma completa e eficaz


Isso está intimamente ligado à qualidade dos dados. Para garantir o controle das informações, assim como sua confiabilidade, é preciso saber em qual fonte eles estão sendo gerados ou obtidos, quais são as ferramentas utilizadas em sua organização e gerenciamento, e por fim, ter clareza na estratégia de tratamento e análise destes dados.


Olhe também para a aplicação e mensuração dessas informações. Tendo um processo bem estruturado, com clareza de cada etapa, fica mais fácil evitar problemas.



Alinhe todos os detalhes com as equipes internas


O entendimento da importância dos dados e informações para o negócio fez com que análise de dados, big data e outros assuntos relacionados entrassem de vez para o vocabulário corporativo, além de unir todos, ou a maioria dos setores de uma empresa para essa cultura data driven. O que parece uma solução, na verdade pode ser um problema, pois além de todos os pontos citados anteriormente, também é preciso pensar na integração de todos os departamentos no que tange ao uso dos dados. Isso quer dizer que se não houver um alinhamento interno sobre o uso desses dados, o processo pode até surtir o efeito contrário, e acabar sendo um entrave em vez de uma solução.



Invista em tecnologias adequadas


Pense na realidade da sua empresa: a quantidade dos dados, a forma de análise, os objetivos. Só assim será possível aproveitar todo o potencial que seus dados podem entregar. Para isso, procure especialistas que te ajudem a escolher as melhores, dentre as tecnologias disponíveis, para suportar a gestão dos seus dados.



Fique atento à LGPD


Além da possibilidade de multas, entre outras penalidades, a não conformidade com a LGPD também pode causar muitos problemas relacionados à gestão dos seus dados. Por isso, procure atender às exigências o quanto antes.



Principais benefícios da gestão de dados nas empresas


Agora que já conhecemos os desafios e sabemos como evitar os problemas que podem surgir, vamos falar da parte boa da gestão de dados. Mostramos aqui os principais benefícios dessa estratégia para os gestores entenderem o porquê é preciso valorizá-la.


Monitoramento em tempo real


Com os dados gerados e mapeados de forma simultânea, é possível analisar a performance dos profissionais, processos desenvolvidos e serviços executados, além de prever situações que afetam o desempenho do negócio e da operação, simultaneamente.


Insights valiosos


As informações coletadas de clientes, do mercado e de outras fontes externas são a fonte de identificação de oportunidades, gerando ideias estratégicas e promovendo ações para a melhoria dos serviços da sua empresa financeira. Assim, é possível se destacar da concorrência.


Mitigação de riscos


Os dados permitem prever tendências, mudanças de cenários e novas demandas de serviços e dos consumidores. Isso faz com que os gestores possam acelerar as decisões de situações não planejadas, evitando os riscos para os negócios.


Análise de comportamentos


Com a avaliação dos consumidores e da concorrência, é possível definir produtos e serviços mais competitivos e lucrativos.


Aumento das vendas e da retenção de clientes


A partir da maior capacidade de se antecipar, prever cenários e gerar soluções mais assertivas de acordo com as necessidades dos clientes, as empresas podem obter mais vendas.



Como as soluções Qlik podem ajudar na gestão de dados?


A Qlik acredita e constrói um mundo alfabetizado de dados, onde todos possam usar dados e análises para melhorar a tomada de decisões e resolver seus problemas mais desafiadores. Oferecendo a educação, a tecnologia e as estratégias empresariais de que você precisa para construir uma cultura guiada por dados e transformar sua organização.


Diga adeus ao BI passivo. Forneça Inteligência Ativa com a única plataforma de integração de dados e análise de nuvem em tempo real de ponta a ponta. Conheça algumas vantagens da solução Qlik:


Entrega de dados híbrida


Acelerar a replicação, ingestão e streaming de dados em uma ampla variedade de bancos de dados heterogêneos, mainframe, aplicações SAP e SaaS. A captura de dados alterados em tempo real fornece para qualquer nuvem ou para o Qlik Cloud a criação automática e atualização contínua dos aplicativos Qlik.


Automação de Data Warehouse


Automatize o projeto e a geração do código ETL, bem como as atualizações contínuas - tudo isso enquanto aproveita as melhores práticas. Isto reduz drasticamente o tempo, o custo e o risco de cumprir a promessa de um data warehouse ágil em nuvem.


Transformação de dados


Converta, junte, enriqueça, consolide e padronize dados de formatos ou estruturas heterogêneas usando uma abordagem ELT moderna e push-down.


Automatização de Aplicativos


Nosso serviço nativo da nuvem sem código automatiza e agiliza facilmente os fluxos de trabalho entre os aplicativos SaaS e Qlik Sense para impulsionar a ação a partir de insights.


Visualização e Dashboards


A melhor experiência de visualização e descoberta da Qlik é apoiada pela velocidade e flexibilidade inigualáveis de nosso Motor Analítico. O Qlik oferece os melhores dashboards do mercado, com total interatividade e suporte para a descoberta guiada, exploração e busca de formas livres.


Análise Aumentada


Aproveite a IA para auxiliar em todos os aspectos de sua análise e permitir que mais pessoas obtenham mais valor a partir dos dados. Desde a preparação dos dados até a entrega do insight - obtenha sugestões, interaja com a linguagem natural e receba visualizações auto-geradas em contexto.


Análises incorporadas


Vá além do dashboard e coloque a análise no ponto de decisão. Com um conjunto completo de APIs abertas, você pode incorporar a análise em aplicativos operacionais, bem como criar mashups e aplicativos externos. Coloque os insights analíticos onde ações imediatas podem ser tomadas.


Alerta e Ação


Construído para impulsionar uma ação baseada na mudança de dados, o alerta inteligente de dados informa os usuários sobre quaisquer mudanças repentinas ou outliers em seus dados para impulsionar uma ação oportuna. Aciona as ações impulsionadas por eventos por meio de um ambiente visual, de baixo código, sem intervenção humana.



A T4IT em parceria com a Qlik pode ajudar você a gerenciar seus dados!





3 visualizações0 comentário
LOGO-COLOR.png